Foto: Ilustrativa
Como fazer Jejum Intermitente e para quem ele é recomendado?
Hoje irei falar sobre o Jejum Intermitente que vem sido muito utilizado por pessoas que buscam um shape mais “seco” vamos assim dizer, muita gente que entra em “cutting” acaba utilizando do Jejum Intermitente para queimar aquela gordura que tanto o incomoda.
Só que nem todo mundo sabe ao certo o que vem a ser o Jejum Intermitente, diante disso, é que tentarei explicar de maneira bem resumida, do que se trata o mesmo.
Em palavras bem simples, posso dizer que o “Jejum Intermitente” é o ato de você ficar curtos períodos sem se alimentar, esses períodos podem variar entre 8 horas, 12 horas, 16 horas, 24 horas, 48 horas, ou o mais extremo deles 72 horas.
Muita gente que pensa em fazer o “Jejum Intermitente” fica com algumas duvidas, duvidas essas como as seguintes:
As três perguntas acima citadas, costumam ser as mais ouvidas, quando alguém busca emagrecer, utilizando-se do Jejum Intermitente, vou responder uma a uma de maneira detalhada e resumida ao mesmo tempo!
Primeiro, a quantidade de horas que você deve ficar em Jejum, depende muito do que você tem em mente, o Jejum Intermitente, tem alguns protocolos com janelas de alimentação em diferentes horários, a mais utilizada é a janela do 16/8, que consiste em um período de 8 horas para que você se alimente, e as outras 16 horas seguintes, você precisa ficar em Jejum.
Existem ainda os protocolos de apenas 12 horas em Jejum, nos quais você se alimenta durante 12 horas e jejua por outras 12 horas, diante disso, a quantidade de horas que você deve permanecer em jejum, vai depender de sua disponibilidade de tempo para se alimentar, meu conselho é adotar a janela 16/8, alem de ser a mais usada é uma das que é mais simples se encaixar em qualquer rotina!
Agora respondendo a pergunta sobre o que comer em Jejum Intermitente, bem esse blog é sobre a Dieta Flexível, diante disso, posso te dizer que você pode comer aquilo que bem entender, durante a sua janela de alimentação, desde que esse “alimento”, esteja dentro de sua meta de macros diária!
Sobre a duvida referente a “catabolizar” por estar fazendo Jejum, te digo que não serão 16 horas sem comer que o fará perder massa magra, se fosse assim, os homens das cavernas não teriam conseguido sobreviver e certamente eu não estaria redigindo este artigo e você não estaria o lendo, entenda que você somente passa a catabolizar, depois de um certo período sem que nenhum precursor de energia seja dado a seu organismo, nosso corpo é uma maquina incrível, e ele não quer “atacar” seus músculos de maneira alguma, diante disso, não se preocupe em catabolizar no Jejum Intermitente!
Agora que já respondi algumas duvidas sobre o Jejum Intermitente, irei dizer alguns dos benefícios que ele pode trazer em seu “cutting“:
Com tudo que citei acima, dá para notar que o Jejum Intermitente é um belo aliado para aqueles que buscam se livrar da gordura que tanto incomoda, e ao mesmo tempo, garantir uma qualidade de vida melhor!
Vale lembrar que aqueles que desejam passar a adotar o Jejum Intermitente em sua rotina diária, devem realizar um período de adaptação, no qual vão aumentando progressivamente o período de Jejum, para que assim seu corpo se acostume melhor aos novos horários que ele será alimentado!
Bem, espero que tenha ajudado uma vez mais, boa sorte com o seu Jejum Intermitente e até o próximo artigo!