Como pesar os alimentos? Crú ou cozido? - Você na Dieta Flexível
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Como pesar os alimentos? Crú ou cozido?

Foto: Ilustrativa

Como pesar os alimentos? Crú ou Cozidos?

Hoje irei falar sobre um assunto que é uma duvida frequente da galera que esta começando agora a seguir a Dieta Flexível, eu mesmo fui uma dessas pessoas e levei um tempo para me adaptar ao habito de pesar os alimentos que consumo.

Quem é adapto da Dieta Flexível, já deve estar por dentro do fato de que precisamos ter um “controle” dos nutrientes dos quais ingerimos ao longo de nosso dia, esses nutrientes conhecidos como “macros” são os responsáveis por fornecerem energia ao nosso organismo, tendo um controle sob os mesmos, conseguimos traçar metas, seja elas, uma meta de perder gordura ou ainda ganhar massa magra.

É neste ponto que o uso de uma balança é essencial, para que tenhamos um controle adequado, destes macros, precisamos usar uma balança para descobrir o peso dos alimentos e assim saber quantos macros ele fornece ao seu organismo ao ser ingerido.

E é neste ponto que surge a grande duvida, como que devo pesar os alimentos? Cru ou cozido? Muita gente fica com essa duvida martelando na cabeça, ela aparece pelo fato da maioria dos alimentos que são consumidos de maneira rotineira em nossas vidas, tem os valores nutricionais em suas embalagens fornecidos, de acordo com o alimento em seu estado original, ou seja cru!

Só que não é por isso, que você necessita pesar exatamente tudo cru, isso porque a maioria dos alimentos que são consumidos, principalmente por brasileiros, ao serem cozidos, tem o seu peso alterado, porém a quantidade de macros presentes nos mesmos não se altera!

Esse fato que estou mencionando acima, ocorre por conta dos alimentos apenas perderem ou ganhar água em seu processo de cozimento!

Por exemplo, um classico disso que estou falando, é o arroz, podemos pesar 80 gramas de arroz cru, e logo em seguida o cozinhar, acrescentando apenas água e sal em seu cozimento, depois que o arroz estiver pronto, as mesmas 80 gramas de arroz, se transformam em mais ou menos 250 gramas de arroz, é neste momento que vem a confusão.

Isso porque a maioria do pessoal, pensa que o peso se alterou, e assim os macros também, foram alterados, mas na verdade a única coisa que mudou, foi que as 80 gramas de arroz, ganharam volume, mas esse volume é de água, e água não tem calorias, com isso, não ouve alteração nos macros presentes no alimento!

O mesmo acontece no caso do cozimento de 100 gramas de peito de frango, ao preparar o frango de modo grelhado por exemplo, você pode observar que as 100 gramas que você tinha quando cru, irá se alterar para mais ou menos 70 gramas de frango, depois de pronto, neste caso, o que houve foi uma perca de volume de água, porém os macros presentes nas 100 gramas do peito de frango, permanecem intocadas.

Com isso, finalizo esse artigo, dizendo que você pode pesar os alimentos, da forma que for mais conveniente a sua rotina, tanto cru como cozido, você conseguirá ter o controle dos macros, presentes nos mesmos, o que precisa ser observado é o lance do ganho ou perca de água, que expliquei acima, espero novamente ter ajudado e os espero em um próximo artigo, até lá!

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6 Comments

    Danilo Vieira da Silva

    julho 10, 2018 at 12:24 pm

    Então na sua opinião, é melhor eu pesar os alimentos (principalmente massas, arroz, feijão, etc..) crus ainda ou depois de cozidos ?
    Para ter uma exatidão maior no que estou ingerindo e poder contar os macros do dia-a-dia, qual vc me indicaria cru ou cozido ?

    Antes de tudo já agradeço pela atenção !!!
    Abraços, valew.

      FernandoAzevedo

      julho 12, 2018 at 12:24 pm

      Eu particularmente peso tudo cozido, mas depende muito do seu dia a dia, para mim é mais prático desta maneira!

    Aline Ricalde

    julho 27, 2018 at 12:24 pm

    Olá boa tarde! Estou começando agora a flexível gostaria de saber, com o no caso da carne , tipo na minha dieta no almoço consumo 150 g de carne ! Mas cozida ela pesa menos ! Então se eu pesar as 150 g de carne cozida não dará diferença ? Calorias a mais ? Se puder ajudar grata .

      FernandoAzevedo

      julho 28, 2018 at 12:24 pm

      Isso mesmo, por mais que a carne perca peso ao ser cozida, ela mantém os mesmos macros dos 150 gramas da carne crua!

    Christian

    outubro 4, 2018 at 12:24 pm

    Então, queria entender uma coisa: a água não pesa também? Tipo, pesei cru 100g de frango, Cozinhei, pesou 70g. O peso real do frango não seria 70g? Porque água que perdeu não tem proteína, é água.

      FernandoAzevedo

      outubro 5, 2018 at 12:24 pm

      Exatamente, o que ocorre é que a mesma proteína presente nas 100 gramas do peito de frango, serão as mesmas que estarão nas 70 gramas após o cozimento, o peso perdido nada mais é do que água!

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