O que é BF? E como posso calcular o meu? - Você na Dieta Flexível
BREAKING NEWS

O que é BF? E como posso calcular o meu?

Foto: Meramente Ilustrativa!

Hoje irei falar sobre algo que parece ser um dos assuntos mais populares neste mundo fitness do qual estamos tentando ser parte, volta e meia, alguém pergunta sobre como calcular sua “BF”, ou ainda mostra seus resultados, mostrando a sua “BF” atual, mas e aqueles que estão chegando agora neste meio, será que sabem o que vem a ser a tão falada “BF”?

Espero que mais alguém já tenha se perguntado sobre o assunto, eu quando comecei a fazer uma reeducação alimentar, levei um tempo para aprender o que diabos vinha a ser “BF”, tentarei explicar o que ele é e ainda como ele pode ser calculado, de uma maneira simples e sem ser preciso usar um adpômetro para isso!

O “BF” que a galera deste mundo “Fitness” tanto fala, nada mais é do que uma abreviatura para as palavras “Body Fat” que em uma tradução literal para o português seria o mesmo que “Gordura Corporal”.

Essa gordura corporal, ou ainda “BF” é a quantidade de gordura que seu corpo possui, geralmente essa gordura é algo que muitos querem eliminar a qualquer custo e é nisso que entra a dieta flexível, mas o artigo de hoje não é focado neste assunto!

A nossa gordura corporal, é formada por gorduras das quais tem algumas funções vitais em nosso organismo, por conta disso, não podemos elimina-la em 100%, porém podemos abaixa-la bastante para que os músculos fiquem em evidencia!

Bem agora que já sabe o que vem a ser o “BF”, irei falar como calcula-lo de um jeito simples e sem precisar do adpômetro que não é acessível a todos e não é 100% preciso, não que o método citado por aqui seja, mas ao menos é algo que você pode fazer sozinho, no conforto de sua casa!

Para descobrir o seu BF, você vai precisar apenas saber fazer uma conta bem simples, matemática não é algo muito legal, mas tentarei deixar tudo explicado de um jeito que fique simples, ok?

Primeiramente você vai precisar descobrir qual é o seu peso em libras, para isso, use um conversor qualquer que pode ser encontrado no google. Para isso vá no pai “google” e digite “converter kg em libras”, ele abrirá um conversor e nele, você digita seu peso atual e em seguida ele lhe mostra o mesmo em libras. Simples não?

Depois que achou seu peso em libras, agora é a hora de tirar a medida de sua cintura, pegue uma fita métrica e a passe em volta da sua cintura, na altura do umbigo, marque a medida que deu e em seguida, volte ao google e agora digite “converter centímetros em polegadas”, no conversor que se abriu, digite o numero em centímetros que apurou em sua medição e anote o valor em polegadas fornecido pelo conversor!

Bem agora que já tem seu peso em libras e ainda a medida de sua cintura em polegadas, é a hora de fazer aquela equação básica de matemática, faça a seguinte conta:

 

  1. (seu peso em libras x 1,082) + 94,42
  2. (sua cintura em polegadas x 4,15)
  3. (o resultado do passo 1 – o resultado do passo 2) = Sua Massa corporal em libras
  4. (seu peso em libras – sua massa corporal x 100) / seu peso em libras = A sua taxa de BF.

Parece meio difícil não? Vou mostrar com os meus números atualmente, para deixar o método de achar seu BF, mas simples!

  1. (154,98 x 1,082) + 94,42=  167,69 + 94,42 = 262,11
  2. (28,74 x 4,15) = 119,27
  3. (262,11 – 119,27) =  142, 84
  4. (154,98 – 142,84 x 100)/ 154,98= 12,14 x 100=  1.214/ 154,98=  7,83%

Como pode se observar no exemplo citado, eu teria um BF de mais ou menos 7,83%, esse número é apenas uma estimativa, mas serve para que você tenha uma noção de como anda seu BF e que rumo tomar, diante dele! Espero que tenha ajudado de alguma maneira, e até a próxima!

« »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.